bolo-de-aniversario-9

4 dicas essenciais para acertar no bolo de aniversário ideal

Posted on Posted in Bolo de aniversário

Quando vamos a uma festa, por mais que nos deliciemos com os doces e salgadinhos, sempre reservamos um espaço no estômago para provar o bolo de aniversário, não é mesmo? Além disso, em muitos casos, é bem comum levar um pedaço para casa. Por isso, é mais que importante pensar direitinho no planejamento do bolo de aniversário perfeito!

 

Porém, na hora do planejamento, muitas dúvidas relacionadas ao tamanho, formato, recheio, sabor, cobertura, entre outras, tomam conta de nossas cabeças. Neste texto, você vai saber a resposta para todas essas questões e conhecerá quatro dicas muito interessantes para acertar no bolo de aniversário ideal:

 

1) Atente-se ao tamanho do bolo

Lista de convidados pronta e tema da festa escolhido! A essa altura do campeonato, fica fácil medir o tamanho do bolo de aniversário, já que você já sabe a quantidade de pessoas que estará (provavelmente) presente na festa. E isso é uma questão de fazer contas simples de matemática! Veja só:

– Para adultos, conte aproximadamente 70g de bolo para cada convidado.

– Para crianças, conte 40g de bolo, ou conte duas crianças como um adulto.

Como diz o ditado, é melhor sobrar do que faltar. Por isso, ao final da conta, acrescente, se possível, 500g de bolo, para o caso de alguém querer levar para casa ou pelo simples fato de você não querer que o doce acabe no meio da festa e deixe a mesa vazia.

Além disso, o tamanho do bolo de aniversário deve levar em consideração o restante do buffet (principalmente os doces). Isso porque, muita gente, enquanto come os brigadeiros ou trufas, não quer parar para comer um pedaço do bolo, já que aqueles docinhos estão suficientes – nesse caso, está liberada a redução do tamanho do bolo. Porém, caso a festa não tenha outros doces, é interessante pedir uma quantidade “reserva” de bolo (como os 500g mencionados anteriormente).

 

2) Sabor do bolo: qual será a massa e o recheio?

O sabor do bolo vai depender de três coisas: do seu gosto pessoal, do gosto dos convidados e do estilo da festa. O último porque, caso a temática da festa seja “tropical”, por exemplo, o bolo deve ser mais leve, frutado e colorido, certo?

Além disso, não adianta nada o bolo de aniversário ser lindo, mas não ir de acordo com as suas preferências. Leve em consideração o seu gosto acima do de todos e, depois, se ele for muito diferente do dos convidados, pense em uma forma de misturar os sabores e agradar gregos e troianos.

Para escolher o sabor do bolo e do recheio, a nossa dica é: para adultos, aposte nas delícias com recheios de frutas e coberturas de pasta americana, além das massas leves. Já para as crianças, opte por recheios mais doces, como de brigadeiro, prestígio e doce de leite, com massa de chocolate ou de cenoura, por exemplo (para adaptar ao gosto adulto, coloque pedaços de morango ou nozes no recheio).

 

3) Qual será o formato?

Pode parecer que não, mas o formato do bolo de aniversário também é bastante importante! Caso procure praticidade na hora do corte, opte por um em formato quadrado ou retangular. Porém, se o seu bolo for redondo, ele certamente ficará mais bonito na mesa e proporcionará ótimas fotos, mas o seu rendimento será menor, já que não é comum oferecer aquele miolo que sobra aos convidados.

Além disso, fique de olho na altura do bolo! Isso porque, quanto mais alto ele for, menor pode ser a fatia cortada e, dessa forma, ele renderá bem mais. No mais, use a imaginação na escolha do formato: borboleta, coração, flor… Enfim, é só procurar inspirações no Google e uma confeiteira de mão cheia para montar o bolo do jeitinho que você quiser!

 

4) Finalizando: a cobertura do bolo

A cobertura do bolo de aniversário também dependerá da sua preferência. Caso queira algo esteticamente atraente, é comum utilizar a pasta americana, que permite a criação de desenhos, formas e efeitos muito bonitos. Você também pode optar pelo glacê ou chantilly, muito usados para desenhar flores e pode deixar o bolo bem bonito, se feito pelas mãos certas.

Uma terceira opção é o bolo de chocolate coberto e envolto por doces, como Kit Kat’s, churros e M&M’s. Um bolo de aniversário nesse estilo fica muito bonito e barato, além de ser bastante prático e fácil de fazer.

A quarta opção é o naked cake, ou seja, o bolo sem cobertura. Porém, não é tão fácil assim, ok? Apesar de não ter cobertura, ele tem toda uma preparação para que fique esteticamente bonito e atraente. Por isso, não o faça se não sabe decorar um “bolo nu”, combinado?

No mais, laços de fita, rendas, pérolas, bonecos de biscuit, tecidos e flores são opções de decorativos que ficam muito bonitas e que podem ser removidas na hora de comer o bolo. Que tal? É só buscar as inspirações por aí!

Veja alguns bolos de festas que aconteceram aqui no Helium:

 

bolo-de-aniversario-1

bolo-de-aniversario-2

bolo-de-aniversario-3

bolo-de-aniversario-11

bolo-de-aniversario-12

 

Por fim, depois de todo o planejamento e da escolha de cada detalhe, é só servir o bolo de aniversário aos convidados. Boa festa e um ótimo apetite a todos!

 

Caso queira mais dicas incríveis, acesse o nosso blog!

Se você procura pelo ambiente ideal para seu evento, que tal consultar o Helium? São muitos salões próprios e preparados para que sua comemoração seja inesquecível. Gostou? Faça um orçamento conosco!