Cardápio da Festa

Cardápio da festa: como planejar um buffet inesquecível

Posted on Posted in Cardápio da Festa

O cardápio da festa é uma das principais etapas do planejamento de uma comemoração e demanda muito cuidado e atenção. Isso porque cada caso é um caso, e os comes e bebes devem ser pensados de acordo com o público e com o tipo de festa que está sendo preparada.

Por isso, separamos aqui algumas dicas infalíveis para que o cardápio da festa fique perfeito:

 

O que devo levar em consideração?

Muitas coisas devem ser levadas em consideração na hora de criar o cardápio da festa – ele deve ser variado e pensado de acordo com o estilo da comemoração.

 

Tema do evento: sua festa é temática? Então tome cuidado para que os comes e bebes estejam de acordo. Além disso, o tipo de comemoração também interfere no tipo de comida – uma festa infantil não terá o mesmo cardápio de uma festa para terceira idade, por exemplo. Um evento 15 anos é bem diferente de um casamento! O importante é analisar o tema e o tipo de comemoração para que, assim, o buffet seja planejado corretamente.

De acordo com Luciano Campos, diretor comercial e proprietário do Buffet Carmen Missiaggia, que está há 16 anos no mercado em BH, “no buffet de 15 anos, os adolescentes quase não comem, mas não podem faltar a batata frita, mini pizzas, mini hambúrguer. Em casamentos, está na moda o cantinho mineiro, a mesa de antepasto e muita bebida. Aniversário adulto é mais moderado e continua no tradicional”.

 

Tipo e quantidade de convidados: o cardápio da festa deve levar em conta o tipo e a quantidade de pessoas convidadas. Uma comemoração mais jovem, por exemplo, tende a ter mais bebida, ao contrário de um jantar ou coquetel formal. Além disso, não é legal planejar comes e bebes a mais ou a menos, certo? Analise a quantidade de adultos e crianças e faça as contas da média de consumo de cada convidado. Uma dica: conte cada duas crianças convidadas como um adulto na hora de calcular.

 

Horário e clima: fique atento à estação do ano em que ocorrerá o evento. Uma festa em pleno verão, por exemplo, terá um cardápio mais fresco e leve, ao contrário de uma realizada no inverno, que contará com comidas mais quentes e encorpadas. Além disso, o horário também conta muito na hora de planejar o cardápio da festa: pela manhã, opte por comes e bebes típicos deste horário, e assim por diante.

Segundo Luciano, “no verão, a preferência é predominantemente pelos frios, petit gourmet’s frios, mesa de antepasto, enquanto que no inverno os caldos, cremes, petit gourmet’s quentes predominam”.

 

Tempo de duração: o tempo de duração conta muito na medição da quantidade de comes e bebes que o cardápio da festa terá. Uma comemoração com mais de cinco horas, por exemplo, deve ter mais comidas e bebidas do que uma festa de curta duração.

 

Flexibilidade do buffet: Conheça bem o buffet e a forma com que trabalha antes de contratar. Nem todos são flexíveis para atendê-lo. Se você quer um item específico, por exemplo, veja se o chef conseguirá produzir. De acordo com Luciano, sempre agradar o cliente é importante. “Caso o cliente queira algum salgado que não foi apresentado na degustação, podemos elaborar algo igual ou parecido com o que o cliente mencionou”, enfatiza o diretor comercial.

 

Como planejar o cardápio da festa?

Comidas

 

Cardápio da Festa - Comidas

 

Em uma festa infantil, doces e salgadinhos com decoração colorida tendem a ser mais atrativos; já no caso de festas com um público adulto, petiscos e os chamados finger foods (comida que se pode pegar com as mãos) são mais interessantes e práticos, já que não precisam de talheres ou pratos. Adequação, neste caso, é tudo!

Além disso, se há algum convidado diabético, vegetariano ou com intolerância à lactose, por exemplo, é muito indicado que pelo menos uma parte do cardápio da festa seja dedicada a elas. Isso mostra consideração e atenção em relação às pessoas que prestigiarão seu evento.

Na hora de fazer as contas da quantidade comes e bebes para sua comemoração:

Conte uma média de 18 unidades de salgado, cinco unidades de doce e 70g de bolo para cada convidado. Além disso, caso haja um prato quente (seja almoço, jantar ou algo especial), conte aproximadamente 300g por pessoa. Se a carne servida for churrasco, conte 200g para cada convidado, acompanhadas de 50g de arroz ou outro acompanhamento. Caso não haja prato quente, invista na variedade de petiscos que não precisam de talheres.

 

Bebidas

 

Cardápio da Festa - Bebidas

 

 

As bebidas são a parte mais complicada e mais essencial do cardápio da festa, já que todos os tipos de drinks devem ser levados em consideração. Assim como as comidas, elas devem ser escolhidas de acordo com o perfil dos convidados: para crianças e adultos que não consomem álcool, escolha sucos, refrigerantes e coquetéis de frutas; já para os convidados que bebem, prepare drinks, cervejas, vinhos ou champanhe, além, claro, de água à vontade – a escolha das bebidas vai depender da formalidade da festa.

Na hora de fazer os cálculos da média de consumo de bebidas alcoólicas, calcule uma garrafa de champanhe ou vinho para cada três pessoas e uma média de dois drinks para cada convidado. Se sua festa servirá cerveja, calcule uma garrafa para cada convidado. Para convidados que não bebem, calcule 400 ml de refrigerante, suco ou outro tipo de bebida sem álcool para cada pessoa, além de água à vontade.

 

É possível ver como o cardápio da festa deve ser muito bem planejado, não é? Por isso, a melhor dica é contratar um serviço especializado, que pode oferecer todos os serviços necessários para que sua festa seja inesquecível.

 

Colaboração:

Buffet Carmen Missiaggia: www.carmenmissiaggia.com.br