convite-de-casamento

Como planejar o convite de casamento perfeito?

Posted on Posted in Convite de casamento

Dentre todas as etapas de planejamento da cerimônia ideal, a elaboração do convite de casamento é uma fase bastante importante. Isso porque ele representa o primeiro contato dos convidados com o evento! O convite reflete o estilo do casório e o bom gosto dos noivos e, por isso, deve ser muito bem definido de forma a aliar um belo design a um preço que combine com o planejamento financeiro dos noivos.

Neste texto, você vai descobrir algumas dicas infalíveis para que o convite de casamento seja inesquecível, tanto para os próprios noivos quanto para os convidados.

 

Primeiro passo: planejamento

Planejar é essencial! Seis meses antes do casamento é o momento certo para correr atrás da criação dos convites. Isso significa que é a hora ideal para encontrar um bom designer para criar o convite de casamento e uma boa gráfica para imprimi-lo, com um bom preço que não pese no orçamento.

É muito importante ter todo esse tempo para evitar a correria e também os gastos excessivos de urgência para deixar tudo pronto na data certa. Imagina se algo não sai como planejado? Se isso acontecer e você tiver se planejado com antecedência, a facilidade de resolver os problemas será muito maior, certo?

 

Deixe o convite com a cara do casal

Não adianta criar o convite de casamento mais bonito do mundo se ele não estiver de acordo com o gosto do casal. Por isso, é essencial personalizar! Deixe o convite com a cara dos noivos, seja com uma frase, um trecho de música que lembre algum momento romântico, uma caricatura, uma escrita personalizada por calígrafo ou outra coisa. Caso os noivos sejam mais “engraçadinhos”, uma boa ideia é colocar uma frase bem humorada, por exemplo. Que tal?

 

Use a identidade visual da cerimônia para criar um convite perfeito

A personalização do convite de casamento vai muito além do estilo do casal – ela precisa conversar também com o estilo da festa.

Normalmente, as cerimônias de casamento levam, em suas cores, tons claros, como champanhe, off-white e rose gold. Uma dica muito interessante é levar essas cores para o convite, de forma bem sutil e delicada. Se as flores usadas serão em tons de rosa, que tal se uma fita ou uma renda do convite estiver no mesmo tom?

Além disso, o estilo do convite de casamento reflete perfeitamente o estilo da festa e onde ela será feita. Se o casamento acontecer na igreja e em um salão de festas, ele, certamente, terá um design mais clássico e elegante, em tons de champanhe, letra manuscrita, detalhes dourados e finalização em renda, pérolas ou fitas. Caso o evento aconteça em um sítio, na praia ou em qualquer outro espaço aberto, o convite pode ter um design mais rústico, com um papel mais escuro e acabamentos que dialoguem, como flores, rendas, fitas de palha, telas, entre outros.

 

Que tal ousar?

Se você procurar na internet (principalmente no Pinterest e no Tumblr), você encontrará ideias muito interessantes e diferentes para o seu convite. Tem convite de vinil, de embalagem de chocolate, de porta-joias, minimalistas, em alto relevo, com origamis, com caricaturas, com frases especiais, enfim, o que não falta é inspiração!

Por isso, antes de definir o estilo do seu convite de casamento, considere criar algo diferente, que, com certeza, vai chamar a atenção de todos os convidados.

 

Economize!

Economizar no planejamento da cerimônia não é um desejo, mas sim uma necessidade. Por isso, por que não pensar em alternativas bacanas para gastar menos dinheiro no convite de casamento?

Para isso, siga algumas dicas básicas:

► Faça uma pesquisa. Conheça mais sobre os tipos de papel, acabamento e impressão que existem no mercado. Procure gráficas boas e de menor custo, converse com fornecedores, veja opções na internet, peça sugestões e conselhos de amigos. Isso é essencial!

► Reduza as quantidades. Diminua o tamanho e a gramatura do papel, o acabamento na gráfica e os complementos adicionais. Está crescendo a demanda por convites menores e minimalistas, mas que conservam a sofisticação. Uma ótima forma de economizar!

► Aproveite as promoções. Muitas lojas e sites de compras coletivas oferecem descontos eventuais para impressão de convites, por exemplo, e vale a pena checar sempre que possível para encontrar oportunidades interessantes.

► Considere o DIY. O estilo “Faça Você Mesmo” pode ser bem interessante! É claro que os noivos não farão o convite inteiro manualmente, mas um acabamento ou outro pode ser produzido em casa. Essa opção ajuda a trazer um pouco da personalidade dos noivos para o convite.

 

Calcule a quantidade de convites e planeje a entrega antecipadamente

A quantidade de convites dependerá do tamanho do evento. Por isso, calcule quantas pessoas você convidará e adicione uma quantia “estepe” para pessoas das quais você se esqueceu ou para o caso de algum convite rasgar.

Para enviar os convites, planeje bem: eles devem ser enviados cerca de dois meses antes do casório para pessoas que moram fora da cidade e de um mês para quem mora na mesma cidade. Os noivos não precisam enviá-los para cada pessoa da lista, mas sim para grupos. Casais e famílias pequenas recebem apenas um convite de casamento, e isso ajuda bastante na economia na hora da impressão.

 

Essas dicas são infalíveis para que o seu convite de casamento seja perfeito! Caso queira mais dicas de casamento incríveis, acesse o nosso blog!

Se você procura pelo ambiente ideal para seu evento, que tal consultar o Helium? São muitos salões próprios e preparados para que sua comemoração seja inesquecível. Gostou? Faça um orçamento conosco!