coworking-1

Coworking: o que é isso e como funciona?

Posted on Posted in Helium Coworking

Nos dias de hoje, muito se fala em compartilhamento de informações, ideias e conhecimentos. Isso porque, no mercado atual, é muito importante que um mesmo profissional saiba não apenas sobre sua área, mas que também entenda um pouco de áreas adjacentes para que se torne mais completo e informado.

É aí que surge o Coworking, um modelo inovador de trabalho e de geração de novas ideias e propostas. Porém, muita gente ainda tem dúvida sobre qual é o conceito desta palavra que é tão nova aqui no Brasil, mas que já faz a cabeça de muitos novos empreendedores.

Neste texto, vamos explicar o que é Coworking e como ele funciona:

 

O que é Coworking?

Um dos grandes problemas de pequenos empreendedores que estão começando um negócio agora é que, muitas vezes, eles trabalham sozinhos e sofrem com o isolamento que esta situação proporciona. Por isso, muitos deles procuram espaços colaborativos para trabalhar.

O Coworking é uma modalidade de trabalho em que um grupo de profissionais de várias áreas e empresas diferentes divide um mesmo espaço empresarial bem estruturado e trabalha independentemente, mas, ao mesmo tempo, conectado e agregando novos conhecimentos ao trabalho de todos os participantes.

Este tipo de espaço, normalmente, disponibiliza todos os equipamentos necessários para o bem estar e a eficiência dos profissionais: internet, mesas e cadeiras, computadores, telefones, salas para reuniões, endereço para correspondências, entre outros. O espaço pode ser usado por profissionais de diversas áreas, sejam autônomos, freelancers, consultores, empresas e empreendedores, que trabalham juntos dividindo recursos, materiais e gastos.

 

História do Coworking

O termo Coworking foi criado pelo americano Bernard DeKoven, em 1999. Porém, foi só em 2005 que a palavra ganhou um conceito sólido, representando um espaço no qual os participantes podem trabalhar individualmente, compartilhando experiências.

O primeiro espaço colaborativo do mundo foi criado em São Francisco, na Califórnia (EUA), por Brad Neuberg. O “Hat Factory” funcionava como um hub para profissionais liberais que precisavam de um espaço para trabalhar e compartilhar conhecimentos profissionais.

No Brasil, os espaços colaborativos surgiram em 2008 e, desde então, não param de crescer em todas as capitais. Atualmente, existem vários espaços do tipo nos quatro cantos do país, pois se apresenta como uma maneira inovadora de tornar o mundo empreendedor um lugar mais dinâmico e criativo. Daí, para a geração de ideias inovadoras, é um pulo!

 

Quais são as vantagens deste modelo para mim e para meu negócio?

As vantagens do Coworking são muitas! Além do relacionamento otimizado, podemos mencionar a redução de custos, já que o profissional recebe um ambiente todo estruturado, com todos os materiais necessários para que ele possa trabalhar adequadamente.

As principais vantagens dos ambientes de trabalho compartilhados são:

  • Ótimo custo x benefício. De acordo com o Portal “Brasil Econômico”, do IG, espaços colaborativos proporcionam uma redução de custos em até 38% por estação de trabalho;
  • Ambiente bem estruturado, moderno e já montado;
  • Networking profissional e pessoal;
  • Investimento inicial nulo;
  • Colaboração e troca de ideias;
  • Oportunidades de parcerias profissionais valiosas;
  • Convívio social enriquecedor;
  • Eficiência na realização das atividades.

Ainda tem alguma dúvida de que o espaço colaborativo é uma opção perfeita para alavancar de vez o seu negócio?

 

O Helium Coworking

O Helium Multiuso já trabalha há alguns anos com eventos corporativos e já adquiriu uma vasta experiência nesta área. Agora, a empresa está expandindo os seus serviços com a construção do Helium Coworking, um espaço totalmente dedicado ao trabalho compartilhado.

 

coworking-2

 

O Helium Coworking disponibiliza uma infraestrutura completa para os profissionais, com estações de trabalho, salas privativas, salas de reunião, espaço para eventos corporativos ou sociais! Além disso, está localizado uma região privilegiada, possui ambiente climatizado, isolamento acústico, estrutura de copa e lanchonete, estacionamento e portaria dia e noite. Nada mal, não é?

O espaço disponibilizado é completo e ideal para que os empreendedores possam trabalhar de forma simples e eficiente. E isso não é novidade, já que, pelo Helium, passam dezenas de empresários diariamente, promovendo a troca de experiências, o networking, o desenvolvimento de parcerias e do negócio.

 

Planos e serviços disponibilizados pelo Helium Coworking

Temos planos especiais para todos os casos e períodos, seja como locação por hora, meia diária e diária ou por locações fixas mensais, semestrais e anuais.

Os serviços inclusos são: internet Wi-Fi, café e água à vontade, hostess / secretária para atendimento personalizado, lanchonete, recepção de clientes e convidados.

Serviços avulsos: impressão colorida e P&B, cópia, scanner, vaga para estacionamento, serviço de buffet e coffee breaks, aluguel de salas de reunião, auditórios e locação de equipamentos.

 

O espaço colaborativo é um modelo revolucionário de trabalho e empreendedorismo, permitindo aos profissionais o contato com pessoas especializadas em áreas diferentes, agregando ao negócio um enriquecimento incrível de informações. Venha conhecer o Helium Coworking e se encante pelo nosso espaço bem equipado e pronto para te receber!

Se quiser ler mais sobre dicas de eventos, conheça o nosso blog!