salão de festas

O que pode dar errado num evento em salão de festas?

Posted on Posted in salão de festas

Para quem nunca planejou nenhuma festa sequer, começar a pensar em um evento em um salão de festas a partir do zero é algo bem trabalhoso. Por causa dessa falta de conhecimento, é comum que algo dê errado aqui ou ali, tanto no planejamento em si quanto na execução de todo o projeto.

Por isso, mostramos aqui a verdadeira visão de um salão de festas para ajudar quem está começando agora a não errar no planejamento do evento perfeito. Vamos lá:

 

Cerimonial que não confere os contratos

O cerimonial do salão de festas que você contratou deve conferir passo a passo todos os contratos que você assinou com os fornecedores do seu evento. Só assim ele vai conhecer realmente a sua festa. Além disso, ligar ou fazer reuniões com eles com antecedência é fundamental para que tudo dê certo neste dia.

No caso do salão de festas, um dos itens de maior relevância e que pode acontecer por causa de um descuido é o horário de início e término do evento. Atentar a este detalhe vai evitar que os convidados cheguem quando o buffet ainda não está todo montado, ou quando a música ainda não está tocando, por exemplo.

Outro item prejudicial é quando os fornecedores não conhecem as regras do espaço. É importante estarem atentos aos horários de montagem e desmontagem do evento, ao que é permitido ou não em suas dependências. Parece chato, mas ajudará a manter o seu evento em ordem.

Aqui, novamente, o cerimonial pode contribuir muito para a execução do evento perfeito! Esse é um dos motivos pelo qual o Helium sempre recomenda que este serviço seja contratado com antecedência, incluindo assessoria pré-evento e não somente para o dia H, mas também para a véspera.

 

Não haver um cumim ou vassourinha

Normalmente, um salão de festas não possui um profissional para limpar o espaço durante o evento quando um convidado passa mal ou derrama alguma bebida – isso porque este profissional, na maioria das vezes, está incluído no buffet. A sua ausência pode deixar seu evento sujo e passar uma imagem de descuido por sua parte. Fique sempre atento a este detalhe!

 

Falta de fiscais de banheiro

Este é um grande erro! Os banheiros devem estar limpos e higienizados não apenas no início da festa, mas em todo o período do evento. Verifique se o salão de festas oferece este serviço com profissionais e se materiais como papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido também estão incluídos, inclusive para reposição durante o evento.

 

banheiro salão de festas

 

Não contratar seguranças

Muitos clientes imaginam que, por se tratar de um evento de família, um casamento ou um aniversário, por exemplo, não é necessário ter profissionais da segurança. Porém, é importante sim! Já vivenciamos, por exemplo, aniversário de 60 anos com briga entre convidados por motivos bobos.

O segurança também pode auxiliar na portaria do salão de festas no início do evento, quando o acúmulo de pessoas na entrada é maior e pode chamar mais a atenção de pessoas mal intencionadas. Normalmente, as empresas calculam um profissional para cada 100 convidados, mas é claro que cada evento tem sua particularidade e este número pode variar.

 

Não tem Gerador de Energia?

Sabemos que o Brasil já viveu algumas crises de energia elétrica. Atualmente estamos mais estáveis, mas você vai arriscar justo num dia tão importante? Alguns espaços possuem este item incluído no valor do aluguel, alguns cobram uma taxa à parte para uso e outros simplesmente não oferecem. Sendo assim, alugue um! Você vai gastar entre R$ 1.500,00 e R$ 4.000,00, dependendo do porte do evento. Caso opte por não contratar, admita a possibilidade de ter um salão de festas à luz de velas, sem música e com bebidas quentes. Péssimo, não?

 

Muita fumaça na boate

A fumaça na boate, apesar de conferir um efeito bem interessante, cria uma eterna guerra entre o DJ e o fotógrafo, e isso faz sentido – isso porque o fotógrafo e o DJ precisam estar em sintonia para que você não se decepcione com fotos das danças na hora do álbum. É que o efeito branco da fumaça se destaca com o flash utilizado pelo fotógrafo e acaba atrapalhando a fotografia. Combine com o fotógrafo e com o cerimonial para que solicitem ao DJ menos fumaça nos momentos importantes na pista.

 

fumaça salão de festas

 

Não conferir se a acústica é adequada

Você quer uma balada animada com banda ou uma boate com aquelas músicas de encher os ouvidos? Independente da sua escolha: o espaço permite? Possui isolamento acústico?

Alguns salões de festas permitem músicas altas até determinado horário ou alguns outros até mesmo não permitem (somente uma música ambiente). Em geral, são espaços com áreas abertas e localizados em regiões residenciais. Já encontramos clientes que precisaram cancelar com determinados salões justamente por este motivo.

Por outro lado, lembre-se que você deve ter convidados que não curtem muito um som alto. Isso pode incomodá-los e fazer com que eles não consigam conversar com os amigos que não encontram há anos, por exemplo. Por isso, se o salão de festas tiver um segundo ambiente ou um espaço mais afastado da pista, ótimo! Os próprios convidados escolherão ficar onde se sentirem confortáveis.

 

Vai festejar no verão e não verificou se o ar condicionado é suficiente

Oferecer conforto para seus convidados deve estar em sua lista de desejos no grande dia. Não os deixe sufocados e com muito calor, pois ficarão desanimados e quererão ir embora mais cedo.

Ainda que sua festa não seja realizada só no verão, observe se o local contratado possui ar condicionado e se ele é adequado para o seu número de convidados. Alguns salões possuem apenas um aparelho split, mais adequado para ambientes residenciais. Pergunte sobre a potência dele e investigue sobre isso na internet.

Já outros salões oferecem ar condicionado central, do estilo fan coil. Ele é à água e possui capacidade de resfriar ambientes maiores e com mais pessoas.  Ao visitar o espaço, verifique também o número de saídas que possui.

 

Por fim, uma dica final muito preciosa: contrate um cerimonialista experiente para o seu evento! Ele vai te ajudar a planejar toda a decoração e preparativos do salão de festas e em muito mais. Caso queira aquele empurrãozinho que esteja procurando, entre em contato conosco!